sexta-feira, 5 de junho de 2015




GENEALOGIA
das famílias Brocardo, Della Giustina, Simi e Moraes no Rio Grande do Sul



Pesquisa realizada por Dari José Simi
darisimi@gmail.com

O autor deste blog concorda com o uso de seus textos e imagens apenas para fins educacionais, desde que seja informada a autoria.


Este levantamento de dados e informações genealógicas sobre os Brocardo, Della Giustina, Simi e Moraes,  tem por objetivo conhecer e divulgar  o passado dessas famílias italianas que emigraram para os municípios de Silveira Martins e Jaguari, Rio Grande do Sul, no final do século XIX.  Conhecer seus nomes, dados de parentescos, os casamentos, os filhos, netos e bisnetos, onde e como viveram.  Para a realização de nosso trabalho colecionamos documentos, consultamos cartórios, arquivos históricos, paróquias, cúrias, bibliotecas, visitamos lugares por onde passaram e/ou viveram nossos ancestrais, entrevistamos pessoas amigas e parentes, visitamos cemitérios para conferir datas, levantamos informações de velhas fotografias gastas pelo tempo mas preciosas, pois aprisionam momentos da vida daquelas pessoas queridas que partiram mas nos deixaram um legado de amor, de trabalho e de lutas travadas no dia-a-dia pela conquista da dignidade.
Em nossas pesquisas  procuramos captar a realidade do passado a partir das pistas e sinais que conseguimos, muitas vezes, fugidios, mas importantes detalhes para reconstruir momentos de suma importância na trajetória de nossos familiares mais distantes. Para tanto, não dispensamos qualquer informação, mesmo que depois viessemos constatar sua inveracidade.  A pesquisa historiográfica tem caráter detetivesca, vai-se montando aos poucos o quebra-cabeça até que se tenha uma visão do conjunto dos fatos históricos.
Acredito que toda a pesquisa sobre os patrimônios culturais  que nossos antepassados nos legaram é obra louvável. Estudar e divulgar, objetivamente, os elementos de nossa história, servirá para que ela seja cada vez mais conhecida.  Assim, crescerá o número dos que vão aumentando seu lastro cultural.
Não é tanto a falta de meios materiais que faz com que, ainda hoje, pertençamos ao grupo dos povos sub-desenvolvidos e sim a falta de cultura. Quanto mais cultura, tanto menos miséria material.  Os homens cultos, os filósofos, os amigos da ciência são os que dirigem os destinos dos povos.
A importância e utilidade de nossa pesquisa, que tenta desvendar a origem e formação de nossas famílias, talvez não seja percebida de imediato, porque a memória ainda está na plenitude de seu vigor e responde  prontamente aos seus estímulos de lembrança.  Todavia, mais tarde, quando a marca do tempo nos conduzir ao esquecimento, estaremos sentindo o valor deste instrumento de recordação de nossos antepassados.


          “Há muitos que passam pela vida terrestre como simples arbustos, tão logo desaparecem nada sobra, a não ser as saudades de uns poucos que lhes querem bem. Depois, esfumam-se na memória do tempo. Outros, porém, são como as velhas árvores frondosas que a tradição as faz amoráveis, quando tombam, sempre sobra um forte tronco de cerne, que o tempo parece impotente para consumi-lo com toda sua voragem transformadora.
          São os imortais.  Os que “sobram vida na morte”.  E vida que não morre para a humanidade.”
É indigno de perdão quem silencia sobre a vida de seus antepassados.
“Feliz aquele que se recorda com prazer dos seus antepassados, que conversa com estranhos sobre eles, suas ações e sua grandeza e que sente uma satisfação secreta por se ver como o último elo de uma bela corrente.” Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832)



Poema
“Infelizes as famílias que não tem história.
Não ter história é quase não ter nome;
É quase não ter pátria.

Felizes, ao contrário, as famílias que tem história,
Porque lhes é dado o júbilo de a  recordar,
Porque ela constitui a fonte fecunda,
Inesgotável e profunda, de suas energias morais;
Porque a cada passo que dão sentem, atrás de si,
O registro da própria imortalidade.

Que é a vida, se não a história que começa?
Que é a história, se não a vida que continua?
A história de nossa família, de nossa gente,
De nossa casa está conosco.
Respira  perto de nós.
À sua presença todos  adivinhamos.
Ora bela, ora triste,
É uma grande história.

(Poema “História e Família”, de Júlio Dantas)



Canto aos Avós

Apparicio Silva Rillo

Os avós eram de carne e osso.
Tomavam mate, comiam carne com farinha,
campereavam.
Sopravam a chama dos lampiões, dormiam cedo.
Os avós tinham braços e pernas e cabeça
(olhai os seus retratos nas molduras).
Laçavam de todo o laço, amanuseavam potros,
fumavam grossos palheiros de bom fumo
e amavam seus cavalos que rompiam ventos
e bandeavam arroios como um barco ágil.
Usavam lenços sob a barba espessa
e o barbicacho lhes prendia ao queixo
sombreiros negros para a chuva e sóis.
Palas de seda para as soalheiras,
ponchos de lã quando a invernia vinha.
Tinham impérios de flechilha e trevo
e famílias de bois no seu império.
E eram marcas de fogo os seus brasões.
Charlavam de potreadas e mulheres,
de episódios de adaga contra adaga,
do tempo, das doenças, das mercâncias
de gado gordo para os saladeiros.
Tinham homens a seu mando, os avós.
No quartel rude dos galpões campeiros
- enseivados de mate e carne gorda -
os empíricos soldados madrugavam
na luz das labaredas de espinilho
que era sempre o primeiro sol de cada dia.
Honravam os avós a cor dos lenços:
- a seda branca dos republicanos,
o colorado dos federalistas.
E morriam por eles, se preciso,
- coronéis de milícias bombachudas
acordando tambores nos varzedos
no bate casco das cavalarias.
Nas largas camas de cambraias alvas
vestindo o corpo da mulher mocita,
juntavam carnes no silêncio escuro
pautado por suspiros que morriam
no contraponto musical dos grilos...
Os avós eram de carne e osso.
Tinham braços e pernas e cabeça,
artérias, nervos, coração e alma.
Humanos como nós, os velhos tauras,
mas de bronze e de ferro nos parecem
esses campeiros que fizeram história.
Estátuas vivas de perenidade
nos pedestais do tempo e da memória.




FAMÍLIA BROCARDO

1 - GIUSEPPE BROCARDO  -  Nasceu na Itália onde viveu toda sua vida. Faleceu com 89 anos e 6 meses. Casado com Lúcia Dal Ferro. Não temos as datas de nascimento e de falecimento de ambos.

         Filhos:

1.1 - FRANCESCO BROCARDO
- N. 03/08/1845 em Santo Orso, Itália; F 08/02/1924 em Silveira Martins, RS. Emigrou para o Brasil em 1878.

 Família de Francesco Brocardo, em foto de cerca  de 1902.
Silvio Brocardo é o primeiro da direita, sentado


1.2 – MARIA  BROCARDO – Natural da Itália, onde viveu e nunca esteve no Brasil.   Em uma carta que enviou da Itália para seu irmão Francesco Brocardo, relata que seu pai, Giuseppe Brocardo, faleceu na Itália com 89 anos e 6 meses de idade. Esta carta foi escrita em Schio, Itália, e enviada para o Brasil, datada de 6 de julho de 1913.



1.1 - FRANCESCO BROCARDO - N 03/08/1845 em Santo Orso, Itália; F 8/2/1924 em Silveira Martins.  Casado  com Helena Casella , nascida em Sarego, província de Vicenza, Itália, a 06/06/1847 e falecida em 13/04/1930 em Porto Alegre, RS.   Casados na Paróquia de Santa Maria Asunta de Sarego, Itália, em 13 de junho de 1872. Helena era filha de Antônio Casella e Próspera Framuri  Casella. Imigrantes que partiram da Itália no ano de 1878, vindos a residir em Silveira Martins, então 4º distrito de Santa Maria da Boca do Monte, RS. Francesco recebeu o título do lote nº 170 em 20/6/1882 , Silveira Martins, RS.
Nota: "Broccardo, Francesco. Cas., 37; Elena Casella, cas., 35; Silvio, 9; Olindo, 7; Guerino, 5, bras.; Lúcia, 2, bras. Lote 170, confr.E, Nodari Sebastiano e Ceccon Giovanni; O, Costa Isidoro; área 279.000; tít. prov. 20-6-1882, n. 379 a 384. De: Lonigo - VI; vapor: Colombo; chegada 30-2-1878 (sic); destino: L3s." (Do livro: "Povoadores da quarta colônia" , p.118). No mesmo livro, p. 121, consta Adamo Casella que deve ser irmão de Helena Casella: "Casella, Adamo. 37 anos. Lote 44, confr. N, Schmidt Ernesto; S, Gorsch  Jacob; área 136.000; tít. prov. 20-6-1882, n. 684. De: C. Cereto-Bréscia; chegada: 16-7-1890; destino: A. Grand."

Filhos:
1.1. 1 - SILVIO BROCARDO - N. 02/04/1873 em Sarego (ou Lonigo, conforme carta de tio Laurindo Brocardo), Província de Veneza, Itália, e F. 27/06/1949 em Mata, RS, com 76 anos dois meses e 25 dias de vida. Veio da Itália em 1878, com  9 anos de idade.   Nota: Na certidão de casamento foi declarado o local de seu nascimento em Sarego, Vicenza, Itália.                                        
1.1.2 - OLINTO BROCARDO - N 12/08/1875 em  Sarego, Província de Veneza, Itália. F 31/01/1952 com 88 anos de idade em Monte Alegre, município de General Câmara, RS. Casado com Elídia Dorneles.
Nota: Silvio e Olinto nasceram em  Lonigo (Sarego?), Itália, os demais irmãos são todos naturais de Silveira Martins.
1.1.3 - GÜERINO BROCARDO - N 10/05/1878. Casado com Irene Bianquin. Güerino era fabricante de calçados. Filhos: Júlia Brocardo; Dante Brocardo, falecido em Porto Alegre.   Segundo a certidão de óbito, Dante era casado com Hortência Lago Brocardo e era filho de Güerino Brocardo com Vitória Brocardo.  Dante Brocardo residia em São Borja, RS.
1.1.4 - LÚCIA BROCARDO -  N 20/07/1879; F 24/09/1956 na Santa Casa (tinha problemas visuais e em uma perna.
1.1.5 - MARGARETA (Margarida) BROCARDO (apelido MALGRI ou MALGHARI). N 29/10/1881 e falecida na cidade de Esteio (?), RS. Casada com Alexandre (Nini)  Moretto
Filhos:  – América Brocardo Moretto  casada com Leão Décimo Lorenzoni.  Filha do casal:  Edite Lorenzoni: mora em Passo Fundo, RS;  Elvira Brocardo Moretto Loro – Casada com Pedro Loro falecido em Silveira Martins. Outras pessoas da família de Pedro Loro: Augustim Loro (irmão de Pedro Loro  e pai da Rosália ?), Romano Loro.   Elvira  faleceu em Esteio, RS, onde morou por muitos anos. Filhas da Elvira e Pedro Loro: Pierina, Enriqueta, Carmem (médica), Utelina (freira), Rosália (?).   Observação: Verificar o nome correto de Margareta.
1.1.6 - ELISEU BROCARDO - N 15/07/1883 e F 11/06/1923 em  Silveira Martins. Casado em 27/07/1912 com Joana (Joaneta) Della Giustina (Brocardo), nascida em  13/09/1892 e falecida em  05/08/1984 em Mata , RS.  Filha de Angelo Della Giustina e Elizabeta Londero. Eliseu era comerciante.
1.1.7 - URSULA BROCARDO - N 01/01/1886 em Silveira Martins e faleceu cerca de 1960 em Porto Alegre. Casada com Arlindo Rocha. Foi enfermeira obstetra no Hospital Beneficência Portuguesa.  Única filha do casal – Diva  Brocardo Rocha casada com ... que  teve os filhos Claudino, Nelsinda,
Adroaldo e Diva.
1.1.8 - BIAGIO BROCARDO -  N 22/02/1889 em Silveira Martins, RS e faleceu em Porto alegre em 22-12-1967.  Casado com Irene Santa Sofia Benareti Brocardo, F 2-9-1987. Biagio Brocardo teve diversas profissões, entre elas a de estofador de carros.
 Filhos do casal: Ieda Brocardo, N 26/08/1924 e F27/3/2006 , casada com Eulo Oliveira Ávila;   Eberto Brocardo Ávila, N 21/12/1941; Valéria, N 31/07/1943; Elony, N 04/11 1945, falecida em 09/12/1982, casada com Raul Vicente Fernandes, falecido em 08-03-2005.  Nota – Segundo publicação do jornal Zero Hora de 9-3-2005, “Raul Vicente Fernandes morreu aos 79 anos, de pneumonia em função de diabetes. Trabalhando como decorador, transformou sua loja, Raul Fernandes Decorações, na rua Cristóvão Colombo, em uma das primeiras galerias de arte do Estado nas décadas de 50 e 60. Promoveu em seu estabelecimento cursos de tapeçarias com os uruguaios Júlio Santos e Ernesto Aróztegui, contribuindo para o crescimento e valorização do ofício no Estado, nas décadas de 60 e 70. Pintava havia 65 anos, mas tornou pública sua obra a partir de 1995 quando ingressou no Atelier e Galeria. Sua temática diversificada era permeada por seu forte estilo, sua pincelada solta e decisiva, numa interação entre o impressionismo e o naturalismo, tendo a aplicação de sombra e luz que nos remete à sua experiência clássica. Raul também foi pioneiro como decorador de bailes de carnaval nas Sociedades Leopoldina Juvenil e Sogipa, entre 1962 e 1967. Seus cartões de Natal eram muito esperados, pois os confeccionava de acordo com o que cada amigo o inspirava. Era viúvo de Elony Brocardo. Deixou os filhos Paulo José e Raul Luiz Fernandes e cinco netos”. (Zero Hora, 09-3-2005); Flávia, N 27/11/ 1948; Nádia, N 06/06/1952, casada com Dr. Franquini.



1.1.1 - SILVIO BROCARDO
Silvio e Lúcia Brocardo e filhos, em foto da década de 1920

- Casado em 11/07/1903, na igreja de Santo Antônio, Silveira Martins,  com Lúcia Della Giustina, nascida a 24/06/1883 em São Pedro de Arroio Grande, Linha 7 Sul, Silveira Martins, RS e falecida a  28/06/1951, com 67 anos,  em Taquarichim, município de Jaguari, RS. Ambos estão sepultados no cemitério de São Xavier, Mata, RS.
Registro do casamento: Livro II de assentamento de casamentos da Igreja Santo Antônio,  à fl. 22 v., de Silveira Martins. O livro encontra-se na Câmara Eclesiástica de Santa Maria:
"Aos onze de julho de mil novecentos e três, nesta Matriz de Santo Antônio, corridos os banhos e não aparecendo impedimento algum, perante mim e as testemunhas João Sagin e Delfina Sagin, casaram-se por palavras de presente SILVIO BROCARDO E LÚCIA DELLA GIUSTINA; ele filho legítimo de Francisco Brocardo e Helena Casella, nascido aos dois de abril de mil oitocentos e setenta e três em Lonigo, província de Veneza, Itália, morador desta freguesia; ela filha legítima de Pedro Della Giustina e de Joana Arzieri, nascida aos vinte e quatro de junho de mil oitocentos e oitenta e três nesta colônia, moradora da Curazia de São Pedro de Arroio Grande, ambos solteiros e  católicos."
Silvio Brocardo quando casou foi morar no Vale dos Pagno, que também é chamado de Pano, atual Vale Pompéia, Silveira Martins.

Filhos:

1.1.1.1 - HELENA BROCARDO

 - N 10/05/1904 em Silveira Martins, RS.  F 03/03/1993 em Canoas, RS.  Casada  em 14/09/1925 com Jacob Daros, natural de Silveira Martins (Fachinal ), onde nasceu a 29/07/1905 e faleceu em 07/02/1981 em Canoas, RS.  Jacob era filho único de Pietro Darós (F 05/12/1905) e Erminia Barichello (F14/05/1925). Seus avós paternos: Giacomo Darós e Maria Darós e avós maternos Pietro Barichello e Luigia Barichello. Helena Brocardo era  natural de Silveira Martins, onde nasceu em 10-05-1904 e faleceu em 03-01-1993 em Canoas, RS.  O casal viveu por muitos anos em Taquarichim, localidade do município de São Vicente do Sul, RS, onde tinham armazém, e aí tiveram  os seguintes filhos: Fermindo José Daros (N 01/7/1926; F 28/12/1998) casado com Lila Maciel; Hermelinda (Irmã Mariana), falecida em 2014;  Gildo, (falecido), foi padre Redentorista e diretor do Seminário dos padres Redentoristas de Passo Fundo nos anos de 1960; Hilda, (falecida em maio de 2015) casada com Plínio Brum;  Elsa, casada com Fernando Gastaldo (falecido em julho de 2007) ;  Pedro (N 05/05/1943; F 23/04/2003), casado com Maria Lídia Flor, filha de Candinho Flor;   Paulo (falecido em 2005), casado com Lúcia Spolaor, filha de Érico Spolaor e Cecília Spolaor; Flávio (N 22-08-1949; F 06-02-1977 solteiro); Lúcia Ondina (falecida com 6 anos);  Alvino (N 26-08-1937; F 05-03-1942), Zemma  (Gema) (N 26-02-1940 e falecida pequena).

1.1.1.2 - LAURINDO GREGÓRIO BROCARDO
Laurindo Gregório Brocardo em foto de 1930

 - N 13/02/1906 em Silveira Martins, RS e F 26/04/1968  em Santa Maria, RS.   Casado com Laurentina (Laura) Viero em 16/01/1932.  O casal teve os seguintes filhos: Odone Sylvio, casado com Vera, é militar; Alceu Tito Brocardo (falecido); Lucila Inah, casada com Carlos L. Maciel; Lúcia Irma,  Luci Diva. Nota: No 4º distrito de Silveira Martins localiza-se a Escola Municipal Isolada da Linha Base Marco 50  Professor Laurindo Brocardo.

1.1.1.3 - FERMINDA CATHARINA BROCARDO

Ferminda Catharina Brocardo

 - N 01/01/1907 em Silveira Martins, RS e F 30/08/1940, de febre tifóide, na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, onde trabalhava.   Casada com Jacinto Pio Tolazzi em 09/11/1929, natural de Silveira Martins (N 30-07-1904 e F 09-11-1935) e filho de Giuseppe Tolazzi, imigrante nascido na Província de Moggio, Itália, em 1869 e Maria Piussi, também nascida na Itália em 1879.  O casal teve um único filho: Clóvis Brocardo Tolazzi (N ? e F. 17/07/1986). Ferminda era funcionária da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. No ano de 1934 formou-se Enfermeira Obstétrica na primeira turma  de formandas da Faculdade de Medicina de Porto Alegre.
Nota: Jacinto Tolazzi teve os seguintes irmãos: Vitório Tolazzi; Albino Tolazzi; Maria Tolazzi Vicenzi; Romana Tolazzi Dal Ross casada com David Dal Ross; Catharina Tolazzi casada com Albino Bianchin; Carmelina Tolazzi casada com Vitório Dotto; Adelina Tolazzi; Egide Tolazzi casada com Ricardo Tolazzi;  Constantino Tolazzi e Fernando Tolazzi.

1.1.1.4 - FRANCISCO BROCARDO
Francisco José Brocardo e esposa Maria Magdalena 
Buzzetto Brocardo

 - N 13/07/1909 em Silveira Martins, RS e F 01/03/2001 em Porto Alegre, RS .   Casado com Maria Magdalena Buzzetto, em 20/10/1934. O casal teve os seguintes filhos: Alcindo casado com Vadaci de Ávila;  Argeu casado com Lígia Morséli;  Odila;  Leda; Alfeu casado com Marilene Cruz Martins; Anselmo; Adenísio casado com Maria; Alceu.

1.1.1.5 - ILDA JOANA BROCARDO - N 26/05/1912 em Silveira Martins, RS. Falecida por afogamento aos três anos de idade em Silveira Martins, localidade de Vale dos Panos, RS . Existe uma única foto, tirada logo após a morte da menina, sentada em uma cadeira.

1.1.1.6 - GEORGINA BROCARDO

Georgina e Cândido Spolaor

N 06/08/1914 em Silveira Martins, RS e F 16/06/2001 em Porto Alegre, RS.  Casada com Cândido Spolaor em 18/07/1940, (N 03/07/1914 e F16/01/1988).  O casal teve os seguintes filhos: Tesopésio Antônio Spolaor (assina Spolador) casado com Irene; Luís Spolaor (N em 7 junho de 1944 e faleceu em 28 de janeiro de 2015) casado com Noeli Manoel Spolaor;  Pedro Spolaor; José Spolaor (N março/1950); Cândida Spolaor ; Maria Helena Spolaor e João Raimundo Spolaor.
Nota: Cândido Spolaor (a família assina também Spolador) era filho de Etore Salvatore Spolaor (N 17/03/1881 na Itália e F 12/01/1944 em São Xavier, Mata, RS) e Cândida Carlota (Carlotto) Spolaor (N 14/10/1881 na Itália e F 30/04/1968 em São Xavier, Mata, RS): avós paternos – Luigi Spolaor e Maria Spolaor; avós maternos – Ângelo Carlotto e Antonia Del Bem.  Cândido Spolaor tinha os seguintes irmãos: Fiorindo Spolaor (falecido);  Erico Spolaor (N 15/02/1912 e F 23/01/1993)  casado com Cecília Brauner Spolaor (N 13/11/1916 e F 23/01/2004); Maria; Ana; Stela e Serafim.

1.1.1.7 - JULIETA BROCARDO

 -  N 22/10/1917 em Silveira Martins, RS e F 04/08/1991 em Pelotas, RS.   Pertenceu a  Congregação das Irmãs Franciscanas.

1.1.1.8 - OLINDA BROCARDO

Olinda Brocardo

- N 26/01/1923 em Silveira Martins, RS e F 08/09/2002 em Porto Alegre, RS. Em alguns documentos consta o nome de Ondina, pelo qual era mais conhecida. Casada com Guilherme Simi em 08/10/1948.   Filhos: Dari, Davi, Ieda, Ilda e Léa.
Olinda: Era o nome de uma das mais belas damas do romance de cavalaria “Amadis de Gaula”.
Olinda - Cidade brasileira do Estado de Pernambuco, fundada em 1536 pelo donatário Duarte Coelho, cuja origem do nome, segundo o historiador Francisco de Varnhagen, pode provir dos vilarejos existentes na época, nos arredores de Lisboa, chamados de “Linda-a-Pastora” e Linda-a-Velha”.



1.1.1.8 - OLINDA BROCARDO (SIMI) - Casada com Guilherme Simi em 08/10/1948. Atendia também pelo nome de Ondina,  registrado em alguns documentos, porém, seu nome de batismo era Olinda.

Filhos: Ver Guilherme Simi

FAMÍLIA DELLA GIUSTINA


1 - GIOVANNI DELLA GIUSTINA -   casado com Apollonia Tollot – ambos naturais da Itália. O casal teve os seguintes filhos: Pietro Della  Giustina, que emigrou para o Brasil e fixou residência em Silveira Martins, onde formou o tronco da família Della Giustina, abaixo relacionada. Demais filhos do casal não encontramos.

1.1 - PEDRO (PIETRO) DELLA GIUSTINA -  Nascido em 1838 no Município de Vittorio em Saravalle, Itália e falecido a 17-11-1899 em Silveira Martins aos 61 anos de idade. Filho de Giovanni Della Giustina e Apollonia Tollot. Casado na Itália com   Giovanna D'Assie , nascida a 06-02-1841 na  Itália; filha de Domenico D’Assie e Maria Zanetti.  Falecida na década de 1880, com mais de 40 anos    

Pietro e familiares - foto do final do século XIX 

Nota:   Pietro nasceu na província de Vittorio, paróquia de Santa Maria, em Saravalle, Itália. O pároco se chamava Dom Giuseppe Dalcin . Morou em Treviso, Itália. Veio para o Brasil no dia 31 de maio de 1879 com esposa e filhos e fixou residência em linha 7,  Silveira Martins, quinto distrito de Santa Maria,RS. Trabalhava com corte de carne num açougue.  Pertencia à paróquia de Arroio Grande. Naquela época, para viajar era necessário atestado de boa conduta, que recebeu em 1879, conforme documento nº 83 do município de Vittorio, Itália. Recebeu  também um documento fornecido pela igreja com o seu nome, da sua esposa e de seus filhos onde consta a data de nascimento de cada um. Documento escrito em Saravalle, Vittorio, no dia 31 de março de 1879.”
Nota:  "Dalla Giustina, Pietro. Cas.,45; Ângelo, 17: Maria, 13: Apollonia,11; Augusta, 5. Lote 90, confr. E, Depra Giuseppe; O, Cavallin Marco; área 300.000; tít. prov. 20-6-1882, n 1017 a 1022. De: S. Maria-Serravalle-Vittório V.-TV; vapor: Colombo; chegada: 12-7-1879; destino: L6s."   (Do livro "Povoadores da quarta colônia", p. 128)


Filhos:
1.1.1 - GIOVANNI  DELLA GIUSTINA - N 04/08/1864 no município de Vittorio, em Saravalle, na Itália.  Casado com Judite Dal Prá (Della Giustina). O casal teve os seguintes filhos: Angelin, Izeta, Andréa, Antônio, Santina, Joaneta e Margarida.
Nota:  "Della Giustina, Giovanni. 19 anos. Lote 88, confr. E, Cavallin Marco; O, Comin, Oliva Apolonia Poloni; área 300.000; tít prov. 20-6-1882, n. 1023. De: S. Maria-Serravalle-Vittório V. - TV.; vapor Colombo; chegada: 12-7-1879; destino: L6s."  (Do livro: "Povoadores da quarta colônia", p. 128)

1.1.2 - ANGELO DELLA GIUSTINA - N outubro de1866 município de Vittorio, Saravalle,  Itália.
Casado com Izabel Londero em 16/01/1889 em Silveira Martins.  Izabel nasceu na Itália e era filha de Giuseppe Luigi Londero e Anna Brondani Detto Zefin.
Casado em segundas núpcias com Elisabeth Augusta Comin em 28/04/1900, nascida em Puo d'Alpago, Belluno, Itália e filha de Antonio Comin e Maria Comin. Elisabeth  Augusta Comin faleceu em 28/03/1906.
 Filho de Angelo com Elisabeth Augusta Comin -  Antônio Carlos Alberto Della Giustina - N 05/07/1902 e F 25/07/1991. Antônio era casado com Maria I. A. Della Giustina - N 15/01/1906 e F 15/11/1990. Eram moradores da localidade de São Xavier, Mata, RS e estão sepultados no cemitério local.

Ângelo casou em terceiras núpcias com  Erminia Barichello em 09/12/1908. Ermínia nasceu na Itália e era filha de Pedro Barichello e Luiza Rossi. Viúva de Pietro Darós com quem teve o filho Jacob Darós:
“Fruto do casal Pietro e Ermínia, nasceu em 29 de julho de 1905 uma criança chamada JACOB DAROS. Essa criança não chegou a ter a oportunidade de conviver por muito tempo com seu pai, pois, conforme atestado de óbito extraído do Registro de Silveira Martins, o Sr. PIETRO DAROS faleceu em 02 de dezembro de 1905,  quando seu filho possuía apenas 4 meses.  Difícil analisar a situação vivida pela Sra. ERMINIA, posto que ficara viúva, com um filho pequeno, em uma Colônia precária, na qual difícil se apresentavam os meios de vivência.
Conforme registros históricos buscados no MEMORIAL DO RIO GRANDE DO SUL, a Sra. Ermínia chegou ao Brasil em 15 de março de 1889, com 11 anos, junto com seus irmãos: Giovanni (17 anos), Maria (16 anos), Angelo (15 anos), Gioconda (13 anos), Giuseppe (10 anos), Sibrenio (2 anos), Domenico (1 ano) e seus pais Pietro e Luigia, com 42 e  38 anos  respectivamente.
 A chamada 4ª Colônia Italiana de Silveira Martins foi a última grande colônia de imigrantes italianos a adentrar ao Rio Grande do Sul em virtude da grande demanda vinda para as outras regiões de imigrantes. Relatos históricos revelam que os imigrantes que aí chegaram sofreram muitos percalços, sendo abandonados ao descaso pelos poderes estatais brasileiros, sendo que muitos pereceram na luta pelo estabelecimento no local, por falta de cuidados médicos e de provisões para iniciar a colonização.
 Nesse contexto, a jovem viúva Ermínia Barichello casa novamente, agora com  Angelo Della Giustina, também viúvo.”    
     
1.1.3 - MARIA DELLA GIUSTINA - N 29/04/1870 no muinicípio de Vittorio, em Saravalle,  Itália.
1.1.4 - GIUSEPPINA (Tia Pina) DELLA GIUSTINA - N ?
1.1.5 - AUGUSTA DELLA GIUSTINA  - N 31/07/1878 município de Vittorio, Saravalle,  Itália.
1.1.6 - APOLLONIA DELLA GIUSTINA - N 27/09/1872 município de Vittorio, Saravalle,  Itália.

1.1.7 - LÚCIA DELLA GIUSTINA

   Lúcia Della Giustina e a filha Olinda Brocardo 

- N 24/06/1883 em Arroio Grande, Linha 7 Sul,  localidade que pertencia à 4ª Colônia de Silveira Martins, RS e falecida a 28/6/1951. Filha de Pedro (Pietro) Della Giustina e Joana D'Assie  Della
Giustina.   Casada com Silvio Brocardo.

Filhos: Ver Silvio Brocardo

Nota : Todos nasceram na Itália, exceto Lúcia.  Possuo fotografia original de cerca de 1895 (acima reproduzida), onde aparecem  Pietro, os filhos e a nora Judite, esposa de Giovanni, e netos.










FAMÍLIA SIMI

1 - GIOVANNI SIMI - Nasceu em Mantua, Itália em 1844  e faleceu em Jaguari, RS, a 16/04/1928, aos 84 anos de idade; foi sepultado no cemitério de Jaguari (Ób. III, p. 17, n. 77).  Veio para o Brasil em 25/05/1889, com 37 anos de idade, para a localidade de Silveira Martins, de onde  partiu para a colônia Jaguari e lá recebeu o lote 890, de 25 há, na  linha 14, título: 1-9-1892. Casado com Amabile Tanchella, quando solteira (Ób. J. I, p. 89v – 90, n. 32); Emilia Tanquella (sic ) em outro documento (Ób. Taq. II, p. 23v – 24v), nascida na Itália no ano de 1852 e falecida em 12-09-1920, aos 67 anos de idade; foi sepultada no cemitério de Jaguari (Ób. II, p. 61, n. 24).   (Fonte: Gênese da Colônia Jaguari – José Newton Marchiori).  


Filhos:

1.1. - ANDRÉ (ANDREA ) SIMI - Nasceu na Itália em 1879 e faleceu em Jaguari, RS, a 03/03/1945, aos 65 anos de idade; foi sepultado no cemitério dos Brauner (Ób. Taq. II, p.23v. e 24v).
Casado em 1ªs núpcias com Maria Cândida dos Santos, 19 anos, em 09/07/1902 (Cãs. II, p. 21v).  
Casado em 2ªs núpcias com Manoelinha.
André Simi residiu na localidade de Mangueirinha, Jaguari.
1.2 - ENRICO (HENRIQUE) SIMI -  Nasceu na Itália em 1881.  Casou com Malfina Gessi, nascida em 1889 e falecida de febre puerperal, aos 22 anos, em 03/05/1901, deixando um filho, Primo Felice, de 5 dias (Ób. J.II, p.15-15v, nº 43).  Casou em 2ªs núpcias  com Vínia.
1.3 - GIUSEPPE SIMI - Nasceu na Itália em 1884 e faleceu em 28/08/1897, na Linha 14, por "febre maligna", aos 13 anos de idade e foi sepultado no cemitério "dei mollini", na Linha 13 (Cattaneo, f. 64). Segundo outra fonte, o falecimento deu-se em 08/08/1897 (Ób. J. I, p.89v-90, nº32).
1.4 - VIRGINIA SIMI - Nasceu na Itália em 07/01/1885. Faleceu em ?   Casada com Marcírio Alves Machado de Oliveira, filho de João (Jango) Alves Machado de Oliveira, que foi proprietário de grandes extensões de terras em Jaguari.  Jango era casado com Marcolina Machado Prudente. Virgínia e Marcírio residiram no Rincão dos Alves, Jaguari.
Filhos:  Geni Machado, falecida em 15 de maio de  2016 em Canoas, onde viveu por muitos anos.  Casada com Lindolfo Wolff, também falecido;  Ireno, músico falecido no Rio de Janeiro; Olinto; Antônio; Neno; Pedro; João ( Joanete) casado com Francisca; Nair; Idalina, falecida em 2006.
1.5 - ROSA SIMI -  Nasceu em Silveira Martins, RS, em 1889.  Casada com André Machado de Oliveira, irmão de Marcírio, o esposo de Virgínia (Ver foto da família). O casal teve uma única filha, Joaninha , que foi casada com Rodolfo Alves (alcunha de Dofito).  André Machado de Oliveira faleceu de um acidente com seu cavalo. A família residia em Rincão dos Alves, Jaguari.
1.6 - ANTÔNIO SIMI -  Nasceu em Jaguari, RS, em 20/02/1891?  Casado com Perciliana Pedroso de Moraes.


1.6 - ANTÔNIO SIMI -  Nasceu em Jaguari, RS, localidade de Fontana Freda,  em 20/02/1890 ou 1891? e faleceu com 81 anos de idade, em 02/07/1972 na localidade de São Xavier, Mata, RS, onde residiu por muitos anos. Está sepultado no cemitério da Linha 10, Jaguari, para onde foi transladado posteriormente de um antigo cemitério desativado em São Xavier.  Casado no ano de 1910 com Perciliana Pedroso de Moraes(Simi), nascida em 13-08-1888 e falecida em 14-08-1971, com 83 anos de idade.   Era proprietário de terras nas localidades de Rondinha e São Xavier, localidades  pertencentes ao município de Mata, RS.  Na Rondinha teve engenho de produção de cachaça.
Rondinha - origem do nome - na Revolução de 1923 foi local de esconderijo de cavalos e gado bovino de diversos proprietários que não queriam que seus animais fossem requisitados pelos revolucionários, que trocavam seus cavalos cansados e abatiam o gado para alimentar a tropa. O primeiro dono das terras da Rondinha foi Pedro Machado. Outra versão: havia um campestre no local onde reside a família de Bonifácio (Ângelo) Carlin Dal Osto em que se reuniam o gado para rodeio, daí o nome de Rondinha.
Antônio e Perciliana Pedroso de Moraes Simi

Filhos:

1.6.1 - IZULINA SIMI DA SILVA – Nasceu na localidade de Fontana Freda, Jaguari, RS, em 30/06/1911. Faleceu em janeiro de 2008 em São Luiz Gonzaga, RS. Casada com  Pedro Custódio da Silva, natural de São Vicente, RS, onde nasceu a 30/01/1913 e faleceu em São Luiz Gonzaga, RS, em 07/05/2001.    O casal teve os seguintes filhos: João Eloir da Silva ( filho natural de Izulina); Ilza da Silva Herter; Antônio Romildo Simi da Silva; Gildo Miguel Simi da Silva; Maria Elci da Silva Moraes; Nair da Silva Souza; Lenir Simi da Silva; Neuza da Silva Tamiosso e Valter Nascimento Viana (filho de criação).
Izulina Simi
   
1.6.2 - LAUDELINO (LAU) SIMI – Nasceu na localidade de Fontana Freda, Jaguari, RS. Falecido  em .......            Casado com  Maria Pauleski, nascida em 09/4/1924 e falecida em 12/9/1986.  O casal teve os seguintes filhos: Edemar, Jomar (falecido em dezembro de 2013), Nair e Lenir (N 07-06-1954; F 21-10-1977) e Eva (falecida) filha de Lau com Titina Franco Pereira.
Laudelino (Lau) e esposa Maria Pauleski Simi

1.6.3 - LIVINDO SIMI – Nasceu na localidade de Fontana Freda, Jaguari, em 13/04/1913 e faleceu em Jaguari, RS, em  09/08/1974; está sepultado no cemitério da Linha 10 em Jaguari.   Casado em 1939 com  Cacilda Carlin Bandinelli (alcunha de Filhinha), nascida em 26-6-1921 e  falecida em 2-7-1998 em Jaguari. Está sepultada no cemitério da Linha 10, Jaguari.
Cacilda era filha de João S. Bandinelli (o Nico, nascido em 1914) e Catarina Carlin. Eram moradores de Rincão dos Alves, 4º distrito de Jaguari e mais tarde mudaram residência para Boca da Picada, 1º distrito de Jaguari.  Livindo e Filhinha casaram em junho de 1939 na localidade de São Xavier, Mata, RS, onde residiram por muitos anos e tiveram os seguintes filhos: João Bandinelli Simi (N 1941?) casado com Gelsi Crestani (já falecida); Jomar Bandinelli Simi (alcunha de Preto), nascido em 29-7-1946, em Demétrio Ribeiro, General Vargas (atual São Vicente), RS; casado com Ide Lurdes Michelim (N 29-7-1954, Taquarichim, Jaguari, RS); Carmem Bandinelli Simi, casada com Hugo Derli Giacomelli;  Dejanir Bandinelli Simi (N 1956), casado com Gelsa.
 Livindo Simi

1.6.4 – JURDULINA SIMI – Nascida em São Xavier, Mata, aos 15/12/1917 e falecida na mesma localidade em 2014. Casada com Bonifácio (alcunha de Ângelo) Carlin Dal Osto, em 30/7/1940, nascido em 07/6/1914 e falecido em 1991; filho de João Dal Osto e Rosa Dal Osto (N 08/1/1888).  O casal teve os seguintes filhos: Adão Simi Dal Osto (N 1940 e falecido em novembro de 2006), foi casado com Sueli Dal Forno (falecida);  Eva Simi Dal  Osto (N 1943) casada com Paulino Schopf;  Rosa, casada com Pedro Giacomelli; João, casado com Dilza Dornelles; Maria, casada com Vilso Hopfe; Tereza, casada com Elni Snovareski; Vilson, casado com Ondina Spolaor, filha de Érico Spolaor e Cecília Spolaor;  Verena, casada com Dirnei de Oliveira; Sônia, casada com Leonel Minussi.  
Jurdulina Simi

1.6.5 - NOÊMIA SIMI – Nasceu na localidade de São Xavier, Mata, RS e faleceu em maio de 2008 no Paraná .  Casada com Nestor Cruz, filho de Raimundo Cruz. Logo após o casamento foram morar no Paraná. O casal teve os seguintes filhos: Antônio (falecido); Ilda; Delci e Maria.
Noêmia Simi e filhos

1.6.6 - DÁRIO SIMI – Nascido na localidade de São Xavier, Mata, RS. Falecido em 2002.     Casado com  Meri Peres, filha de Oscar Peres e Tomazinha Peres, comerciantes  residentes em São Xavier. O casal teve dois filhos: Onir Simi e Cirlei Simi  e um filho de criação de nome Júlio Cesar.
Dário Simi e esposa Meri Peres em visita a Guilherme Simi (15.4.2000). Esta é a última foto em que os irmãos aparecem juntos, logo ambos faleceram. Guilherme em 2000 e Dário em 2002. 

1.6.7 - GUILHERME SIMI – Nascido na localidade de São Xavier, Mata, RS aos 18/04/1920 e falecido em  29/05/2000 em Porto Alegre. Casado com Olinda Brocardo Simi.
Guilherme e esposa Olinda Brocardo Simi

1.6.8 - JOÃO SIMI -  Nasceu em São Xavier, Mata, RS, em 16/6/1926 e faleceu em 10 de novembro de 2018, em São Luiz Gonzaga, RS. Casado com  Brandina Piber, falecida em 2000 .  O casal teve os seguintes filhos: Maria Elizabete (alcunha de Fia); Terezinha Ledes; Volmar; Edson; Marilene; Cleusa e Guilherme.
João Simi em foto de 14.2.2009

1.6.9 - ILDO SIMI -  Nascido na localidade de São Xavier. Faleceu em Cascavel, Paraná, em 2016. Casado com  Maria Lopes Simi (falecida em 27/4/2009, em Cascavel, Paraná)  e  logo após o casamento foram morar em Guarapuava, Paraná, hoje vive em Cascavel.  O casal teve os seguintes filhos e netos, citados entre parêntesis: Valdemir falecido em 11-12-1984(filhos: Edite, Elisandra e Edinéia); Neide ( filho: Robson);  Neri (filhos: Nedir, Mariana e Liliane); Alaor (filhos: Simone e Mateus); Neila ( filhos: Alessander, Bruno e Willian); Roseli (filhos: Anderson e Alison);  Marli (filhos: Gabriel e Guilherme); Sirlei (filho: Jefferson).
Ildo e esposa Maria Lopes Simi em foto de 1986

1.6.10 - NIVERSINA SIMI, (alcunha de  MAQUITA/ MAQUINHA).  Nascida em São Xavier, Mata, RS, em 21/4/1932. Falecida em  5 de março de 2023 na cidade de Mata.  Casada com  Olício Fernandes, nascido em 9/6/1930.  Filhos: Clóvis; Cleone; Rejane; Dalton Luiz; Vera Maria e João Elvio (falecido).
Niversina Simi

1.6.7 -  GUILHERME SIMI -  Casado em 08/10/1948 com Olinda Brocardo (Simi). Ambos falecidos e sepultados no cemitério São Vicente, Canoas, RS.  Tiveram os seguintes filhos:


1.6.7.1 - DARI JOSÉ SIMI - N 07/07/1949  na cidade de Mata, RS.  Casado com Nilza Terezinha da Silva (Simi), nascida em  07/12/1951
Dari e Davi Simi em foto de 21.12.2008

1.6.7.2 - DAVI JOSÉ SIMI - N 27/08/1950 em São Xavier, Mata, RS  e F 15/7/2009, sepultado no cemitério São Vicente, Canoas.  Casado com Neuza Bravo com quem teve a filha Lizia Bravo Simi.
Davi José Simi

1.6.7.3 - IEDA MARIA SIMI - N  30/04/52 em São Xavier, Mata, RS.   Casada com Adisom Korpalski
1.6.7.4 - ILDA MARIA SIMI - N  26/04/54 em São Xavier, Mata, RS.   Casada com Antônio Francisco Czykiel. Filhos: Alessandra e Marcelo
1.6.7.5 – MARIA SIMI – N 26/09/1957; F 26/09/1957
1.6.7.6 - LÉA MARIA SIMI -  N 02/02/61 em Canoas, RS.   Casada com Gabriel Cravo. Filhos: Diogo e Bruna
Fotografia de 21.12.2008

1.6.7.1 - DARI JOSÉ SIMI - Casado com Nilza Terezinha da Silva (Simi), nascida em 07/12/1951 em Canoas.

Filhos:

1.6.7.1.1 - ELIANDRO DA SILVA SIMI - N 28/07/1976 em Esteio, RS
1.6.7.1.2 - JULIANO DA SILVA SIMI - N 22/11/1979 em Esteio, RS; F 22/04/2005 em Cidreira, RS e sepultado no cemitério São Vicente, Canoas, RS. Companheira Andressa Rosa Paz Garrido. O casal teve uma filha: Giovanna Garrido Simi , N 27/03/2005.
1.6.7.1.3 - GISELE DA SILVA SIMI -  N 18/08/1982 em Esteio, RS.
Companheiro Fábio. O casal tem o filho Rayan Simi
1.6.7.1.4 - CAMILA DA SILVA SIMI - N  04/02/1988 em Canoas, RS



FAMÍLIA MORAES


1 - LINO ANTÔNIO DE MORAES - Casado com Idalina Pedroso , filha de Konrat. Idalina tinha uma irmã de nome Laurinda.
Lino era natural de Minas Gerais, de onde veio como tropeiro para o Rio Grande do Sul (biriva). Exerceu a função de  curandeiro e salvou muitas pessoas da gripe espanhola.

Filhos:

1.1 - PERCILIANA PEDROSO DE MORAES.  Natural de Santiago, Linha Capitum, atual Unistalda, onde nasceu em 13-08-1888 e  faleceu em Jaguari em  14/08/1971.  Está sepultada no cemitério da linha 10, Jaguari. Foi casada com Antônio Simi. (ver família Simi)
Perciliana Pedroso de Moraes (Simi) e o neto Deja Simi

1.2 - LAUDINO DE MORAES – tinha como companheira Olinda (alcunha de Julieta). Era cabo do exército e residiu em Porto Alegre por muitos anos, onde faleceu.  Localizei uma filha de nome Irma Fontoura, moradora de Novo Hamburgo.
1.3 - LAUDELINO DE MORAES.
1.4 - ALGEMIRO DE MORAES – Era militar e lutou na Revolução de 1923.
1.5 - CLAUDIOMIRO DE MORAES
1.6 - BRASILIA DE MORAES – Casada com Manoel Guedes. Teve um filho de nome Paulino.
1.7 - MARIA DE MORAES - casada com Maximiliano Inácio Fernandes, com quem teve os filhos Algemiro (viveu em Tupanciretã) e Otacílio.
1.8 - ZULMIRA DE MORAES



6 comentários:

  1. André Simi e Cândida Simi são meus bisavós! Que bom encontrar informações sobre eles, a família não sabia nada...

    ResponderExcluir
  2. Sou da família Spolaor também, meus pais e avós estão todos aí pela linha paterna. Poderia ajudar a confirmar alguns dados.

    Encontrei a lista de passageiros da família Spolaor, também meu bisavô nascido na Itália Salvatore Spolaor, consegui a certidão original da Itália. O nome dele correto é Salvatore Domenico Spolaor nascido em 27/03/1880.
    Filho de Spolaor Luigi e Simion Maria Luigia. Natural de Mestre (Veneza).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou bisneta de Giuseppe Spolaor, irmão do seu bisavô Salvatore Spolaor. Por favor, entrar em contato: sabrina_schardong@hotmail.com

      Excluir
  3. Boa noite!

    Sou bisneto do finado hilário que era filho do Guerino, gostaria mais informações se alguém pode me repassar. Pois estou buscando a cidadania italiana e preciso de informações sobre meu trisavô Guerino para obter os documentos dele! Se alguém conhece algum familiar dele filho ou neto até bisneto gostaria de entrar em contato com eles.

    Cleiton Biermann
    Meu e-mail cleitonburbiermann@gmail.com.

    ResponderExcluir