sábado, 7 de junho de 2014



LUIZ FELIPE SCOLARI (FELIPÃO) E O GRÊMIO SÃO CRISTÓVÃO

Toda cópia de qualquer texto ou imagem de meus  blogs solicitar autorização expressa através do email - darisimi@gmail.com. LEI Nº 9.610 de Fevereiro de 1998, que regulamenta os direitos autorais.


Sede social do Grêmio São Cristóvão situada na rua Mamoré, Bairro Igara, Canoas,RS




O Grêmio São Cristóvão foi fundado em 29 de outubro de 1959, no bairro Igara de Canoas. Em sua sede social a entidade promovia bailes para seus associados e a comunidade local. O nome do time foi posto em homenagem ao padroeiro da igreja São Cristóvão, situada no mesmo bairro Igara. O São Cristóvão permanece ainda hoje, porém, não tem mais a mesma expressão de anos anteriores.
 No clube São Cristóvão, como era conhecido, o adolescente Luiz Felipe participava de comportadas reuniões dançantes.  Não havia ainda um campo de futebol e a turma do São Cristóvão jogava bola em praças e campos baldios, até que Demétrio Machidonski, um taxista que trabalhava na capital gaúcha, ficou com pena dos guris e providenciou um uniforme na loja Cauduro. Era um jogo de camisetas azuis com duas listras verticais amarelas. Demétrio mandou colocar o distintivo do Grêmio São Cristóvão e o time passou a disputar campeonatos de várzea contra equipes de Canoas e adjacências.  
Luiz Felipe Solari fez parte do quadro de jogadores do São Cristóvão. Foi seu primeiro time. Jogava como zagueiro.
Natural de Passo Fundo, onde nasceu em 9 de novembro de 1948. Filho de Benjamim e de Cecy (Leda) Scolari.  Seus pais  mudaram-se para a cidade de Canoas, onde construíram residência no Bairro Igara.  Em Canoas já viviam tio Alcides e tio Alberto, que eram sócios de uma transportadora de Passo Fundo e possuía uma frota de caminhões-tanque. Em 1954, Alcides trocou Passo Fundo por Canoas, para expandir seus negócios.  Um ano depois, Alberto o acompanhou.  Compraram um terreno à beira da BR 116, movimentada rodovia que corta a cidade de Canoas, e começaram a construir um posto de gasolina, inaugurado em 1959.  Em 1964, eles chamaram Benjamim, que veio com  Leda,  e os filhos Luiz Felipe e Cleonice para Canoas. Cleuza, a irmã mais velha de Felipão, preferiu ficar. Tinha constituído família em Passo Fundo. Casada com Euclides Schneider, ela tem quatro filhos:  Darlan (preparador físico que trabalhou no Grêmio e no Cruzeiro, além de integrar a comissão técnica da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002), Tarcísio, Elson e Delano. 
Em Canoas, Benjamin virou sócio dos irmãos na transportadora  de combustível, enquanto Leda costurava e fazia roupas para fora. Luiz Felipe tinha que ajudar no sustento da casa e passou a trabalhar  no posto de gasolina dos tios, enquanto estudava no curso técnico de contabilidade.
Assim era a rotina do jovem, até que conheceu Olga Pasinato,com 16 anos de idade,  filha do dono do hotel localizado em frente ao posto de gasolina dos tios. O casamento aconteceu nove anos depois, em 1973. Dos 17 aos 19 anos Luiz Felipe jogou no time de várzea de Canoas, enquanto acalentava o sonho de tornar-se jogador de futebol profissional.
Como profissional, Luiz Felipe jogou no Aimoré de São Leopoldo e no Futebol Clube Montenegro, da cidade de mesmo nome, depois foi para o Caxias e o Juventude, jogando sempre como zagueiro, posição na qual recebeu o título de melhor zagueiro do Campeonato Gaúcho de 1978, quando então jogava  pelo Caxias..



 
De pé a partir da esquerda: Adair, Demétrio Machidonski, Adelmo, Hilton, Luizão, Luiz Felipe Scolari (Felipão), Ilton Silva Mendonça, Fabrício, Darci e Tonho Pacheco.
Agachados a partir da esquerda: Antônio Bittencourt,  Demétrio Machidonki Filho, Nelson Dutra, Clóvis Rampon (Foguinho), Brivaldo (Peixinho), Luiz Carlos Fontella, Rui Fontella e Juarez Amaral da Silva.


Foto do ano de 1967.  A partir da esquerda, de pé:  Roberto Taylor, Telmo, José Rubens, Luiz Felipe Scolari (Felipão),  Luizão,  e Hilton.
Agachados, da esquerda:  Sérgio Potrich, Volmar, Nereu Rampon, Demétrio Machidonki Filho e Luiz Fontella. (Fotografia de Toninho Silva)



De pé, a partir da esquerda: Nivaldo, Luiz Santos, Luiz Felipe (Felipão), Carlinhos, Hilton, Roberto, Fabrício e  Darci T. de Moraes – diretor de futebol.
Agachados, a partir da esquerda: Demétrio Machidonski Filho, Clóvis Rampon, Volmar, Telmo e Julio.


Foto do ano de 1965, publicada no  jornal Diário de Canoas, edição dominical de 10 de março de 2002. A madrinha do time era Mariza Amaral da Silva.



Foto de 1967,  tirada no campo do São Cristóvão, hoje transformado no Centro Olímpico Municipal de Canoas. Na foto Luiz Felipe Scolari (Felipão), Hilton e agachado Volmar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário